Submissão

Revista Pluralistas
Revista do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq

DIRETRIZES E NORMAS PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão de textos, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens a seguir:

CONTATO
pluralistas.cisges@gmail.com

APRESENTAÇÃO
A Revista Pluralistas é um periódico semestral desenvolvido por alunos e egressos de cursos de Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro, membros do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq e outras Instituições de Ensino Superior – IES do Brasil. Neste sentido, a Revista Pluralistas visa a publicação e divulgação de artigos livres, resenhas acadêmicas e resumos de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, cujo conteúdo, de livre acesso, amplie os campos de experimentação da pesquisa histórica durante a formação profissional e acadêmica. Entendendo o pouco espaço que as pesquisas desenvolvidas pela graduação têm no meio acadêmico, os membros do então periódico buscaram criar um espaço que colaborasse para o incentivo aos estudos produzidos pela graduação.

QUEM PODE PUBLICAR

Como exposto anteriormente, a Revista Pluralistas visa o incentivo às produções acadêmicas desenvolvidas pela graduação. Neste sentido, nosso periódico publica somente textos de graduandos, graduados e mestrandos (entendendo que este último não possui ainda titulação de Mestre, sendo então, graduado e/ou especialista).

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Dossiês
Cada edição da Revista Pluralistas é composta por um dossiê temático, conforme decisão do corpo editorial, cujo conteúdo é voltado por amostragens temporais, orientação teórico-metodológicos, práticas profissionais, entre outros. Os artigos seguem o formato clássico de texto acadêmico.

Resumos de Monografias
A revista tem por uma de suas seções os resumos de monografias ou TCCS, cujo conteúdo apresenta-se como um resumo estendido, entre as quais os elementos gerais da pesquisa são publicados.

Resenhas
As resenhas têm por objetivo registrar considerações gerais sobre leituras de artigos, livros, teses, dissertações, entre outros trabalhos acadêmicos publicados nos últimos cinco (5) anos.

Entrevistas
A seção de entrevistas consiste na publicação de depoimentos de pesquisadores da área das humanidades, realizado por pesquisadores do CISGES/UNISA/CNPq.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Dentre os objetivos da Revista Pluralistas, está o livre acesso dos conteúdos disponibilizados pela mesma, garantindo assim a plena disseminação dos conteúdos científicos.

ARQUIVAMENTO
A Revista Pluralistas utiliza o endereço https://cisges.com/revista-pluralistas/edicoes/ para arquivamento dos conteúdos.

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO POR PARES

As avaliações disponíveis na Revista Pluralistas são:

1. ACEITO.
2. ACEITO, com modificações necessárias, devendo ser submetido a uma nova avaliação: o/a autor/a terá sete (7) dias para fazer as modificações necessárias. O texto corrigido será novamente encaminhado aos pareceristas, determinando se as alterações foram acatadas e se o artigo está apto a ser publicado. O Conselho Editorial também avaliará se as correções foram realizadas satisfatoriamente.
3. RECUSADO.

DECLARACÃO DE DIREITO AUTORAL
Direitos Autorais para artigos apresentados na Revista Pluralistas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Conforme a orientação da Revista ser de acesso público, os artigos são de acesso gratuito, com finalidade de contribuição educacional, científica e não-comercial.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
As informações fornecidas à Revista Pluralistas são de uso exclusivo para fins de publicação.

SUBMISSÕES

Diretrizes e Normas de Submissão
As submissões deverão ser realizadas impreterivelmente online (é obrigatório o preenchimento do Currículo Lattes no corpo do email em forma de endereço “URL”) e como parte do processo de submissão os autores são obrigados a verificar a sua conformidade em relação a todos os itens listados a seguir, uma vez que as contribuições fora das normas deste edital serão devolvidas aos autores. Deverão ser observadas as seguintes diretrizes:

• As submissões devem ser encaminhadas para o e-mail pluralistas.cisges@gmail.com; em formato Microsoft Word (doc 2003). No campo assunto do email deverá conter: título da pesquisa, a qual o trabalho se destina (artigo livre, resenha, resumo de TCC) e o nome completo do autor/a;

• A contribuição deve ser original;

ARTIGOS

1. Os artigos obrigatoriamente serão submetidos observando: 10 a 20 laudas digitadas em folha A4; fonte Arial 12; espaçamento 1,5 com margens de 3,0 cm superior e a esquerda e 2,0 cm inferior e a direita;

2. A estrutura dos artigos deve obedecer: títulos, autores e afiliações, resumo (100 a 250 palavras) com espaçamento simples (1,0), palavras-chave (de 3 a 5).

2.1. O título do artigo deve estar centralizado, fonte em tamanho 14 e em negrito, com letras maiúsculas e não ultrapassar três linhas, em espaçamento simples (deve-se seguir, após o título em português, o título em inglês ou espanhol);

exemplo:

ENSINO DE HISTÓRIA E ICONOGRAFIA: O QUADRO LOS MULATOS DE ESMERALDAS E A DOMINAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA DO SÉCULO XVI

HISTORY AND ICONOGRAPHY TEACHING: PICTURY LOS NEGROS DE ESMERALDAS AND SPANISH DOMINATION IN AMERICA IN THE XVI CENTURY

2.2. O nome do autor/es deverá constar somente abaixo do título, alinhados à direita com fonte Arial 12, espaçamento simples, com o último sobrenome em caixa alta, separado por vírgula, o restante do nome por extenso com a 1ª letra de cada nome em letra maiúscula (exemplo: SOBRENOME, Nome*). Ao lado do penúltimo sobrenome, conter um asterisco indicando na nota de referência no rodapé, em fonte Arial 10, informações sobre a instituição de origem, titulação máxima do autor (graduando/a, graduado/a e vinculados a cursos de especialização) e suporte financeiro de agências de fomento, caso haja o mesmo;

2.3. A Introdução deverá conter tema/objeto de estudo verticalizando a análise do contexto histórico, tanto em relação ao tempo, quanto ao espaço social no qual o estudo se insere; as problemáticas que o estudo responderá no decorrer do artigo; os motivos acadêmicos, sociais, institucionais, que qualificam o estudo no âmbito da pesquisa, ou seja, a justificativa; os materiais e métodos utilizados para se obter os resultados no estudo desenvolvido e apresentado pelo artigo, bem como as formas de análise dos resultados, sendo assim, as perspectivas conceituais que fundamentam a problematização e análise do tema/objeto de estudo, os axiomas, os pressupostos teóricos da interpretação.

2.4. O resumo dos artigos deve conter entre 100 a 250 palavras, apresentando o tema e problema de pesquisa, objetivos, métodos e principais conclusões. O resumo e as palavras-chave dos artigos devem também constar em uma segunda língua (inglês ou espanhol);

2.4.1. Resumo e abstract ou resumen: deverão incluir de três (3) a cinco (5) palavras-chave e keywords ou palabras clave, separadas por ponto e vírgula.

2.5. Os títulos dos capítulos e seções devem estar alinhados à esquerda, em negrito, com letra maiúscula, em fonte Arial 12. Não devem estar numerados.

2.6. Deve ser utilizada a fonte em tamanho 10 em citações com mais de três linhas e notas de rodapé, entrelinhas de quadros, tabelas, legendas de figuras, quadros e equações. As citações com mais de três linhas devem ter espaçamento simples;

2.7. As ilustrações, gráficos e tabelas, quadros e demais figuras-fontes devem ser apresentadas observando a formatação ABNT, devidamente mencionadas e autorizadas de acordo com a legislação, estando inseridas no texto, numeradas e legendadas imediatamente abaixo;

Corpo do texto:
• Fonte ARIAL, tamanho 12;
• Espaçamento entrelinhas 1,5;
• Espaçamento entre parágrafos “depois” 0pt;
• Nas referências bibliográficas o espaçamento é 1,5 e entre parágrafos “depois” 6pt.
• Subtítulos e subdivisões: normal, sem numeração, com um espaço separando do texto.
• Os títulos de obras citados no corpo do texto devem estar em itálico, sem aspas;
• Os títulos de capítulos dos livros resenhados devem estar entre aspas, sem itálico;
• Citações, se no texto, colocar entre aspas, sem itálico;
• Citações com mais de 3 linhas devem estar sem aspas, recuada em 4 cm à esquerda, com espaçamento simples, fonte tamanho 10;
• Interferências do autor nas citações devem estar entre colchetes;
• Supressão de texto com três pontos entre colchetes;
• Palavras e expressões estrangeiras: em itálico e sem aspas;
• Nome de instituições em itálico, sem aspas.

RESENHAS

1. As resenhas devem ter entre 02 e 05 laudas, seguindo a formatação básica dos artigos (Arial 12; espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; título centralizado, em negrito, fonte tamanho 14. O nome do/a autor/a deverá permanecer à direita, com nota de rodapé apresentando as informações sobre o autor).
2. A referência completa das resenhas deverá constar no início do documento abaixo do título, seguindo as normas da ABNT.
3. Vale ressaltar que as resenhas devem ser produzidas sobre obras acadêmicas publicadas nos últimos cinco (5) anos;

RESUMOS EXPANDIDOS

Este texto deverá apresentar de forma resumida a trajetória e temática desenvolvida e explorada pelo(os) autor(es) em seus trabalhos de conclusão de curso.
1. Deverá apresentar temática, objetivos, metodologias, teorias, problemáticas e conclusões, ou resultados parciais.
2. Deve ter entre 02 e 05 laudas.
3. É necessário colocar o título do resumo em língua estrangeira abaixo do título em português.
4. O texto deverá ser escrito em parágrafo único, fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. O título deverá estar centralizado, em negrito, fonte em tamanho 14. O nome dos autores deverá seguir o formato apresentado no tópico ARTIGOS (parágrafo 2.2).
5. Vale ressaltar que nesta seção, não há necessidade de referências bibliográficas ou citações (diretas ou indiretas) no decorrer do texto.
6. Textos submetidos em formato de monografias/TCC que não se encaixam no Dossiê Temático vigente, poderão ser editados e submetidos novamente na adequação ao formato de Resumos Expandidos.

REFERÊNCIAS

• As obras nas Referências devem estar em ordem alfabética. Caso exista várias obras de um mesmo autor segue-se a ordem cronológica. Sempre que possível indicar os dados de acesso.

• A formatação deve seguir o padrão ABNT NBR 6023:2018 (veja alguns modelos abaixo), em fonte Arial, tamanho 12, alinhamento do texto justificado e espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento entre parágrafos em 6 pt.

Livros e Monografias:
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1975.

_____. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2000.

*Em casos de repetição de autor, pede-se que seja colocado _____., como colocado no exemplo a cima.

Capítulos de livros:
CHARTIER, Roger. Textos, impressão, leituras. In: HUNT, Lynn (org). A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. cap. 6, p. 211-228.

Capítulo de livros quando o organizador também é o autor:
HUNT, E.K.; SHERMAN, Howard J.. As Doutrinas Socialistas: a Teoria Econômica de Marx. In:__. História do pensamento econômico. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. cap. 6, p. 91-106.

Artigos de periódicos:
ALMEIA FILHO, Eclair Antonio. A revolução surrealista antes e sempre (apesar dos cadáveres). Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 11, n. 1, p.33-44, jan./jun. 2006.

Dissertações e teses:
PAPA, Helena Amália. Cristianismo Ortodoxo versus Cristianismo Heterodoxo: uma análise político-religiosa da contenda entre Basílio de Cesaréia e Eunômio de Cizico (séc. IV d.C.). 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2009.

SOBRE AS SUBMISSÕES:

• Todos os trabalhos devem ser apresentados em formato Word (doc 2003) e não devem ultrapassar o tamanho de 10MB;
• Os textos passarão por minuciosa revisão ortográfica;
• Todas as contribuições (artigos, resenhas, e resumos de monografias) passarão pelo critério de avaliação cega por pares/peer review, sendo encaminhados a dois pareceristas. Caso haja divergência, o material será encaminhado a um terceiro parecerista;

A Revista Pluralistas aceita em fluxo contínuo artigos livres, resenhas e resumos expandidos de TCCs.
• Ficará a cargo do conselho editorial a oportunidade de publicação.