Pesquisadores da Linha 2 – CISGES apresentam trabalho no CONINTER

Resumo expandido será apresentado em grupo sobre estudos interdisciplinares de Televisão

Os pesquisadores Pablo de Oliveira Lopes e Lourdes Ana Pereira Silva, integrantes da Linha 2 do Grupo CISGES, participarão do 10o CONINTER (CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES), com o trabalho intitulado Auto da Compadecida na televisão: a derrocada do macho nordestino, iniciado hoje.

O resumo expandido é fruto da pesquisa Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, que levou, recentemente, à publicação do livro homônimo. No texto, a professora Lourdes Ana, uma das líderes do CISGES, e Pablo de Oliveira Lopes, egresso do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA, discutem como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, obra originada na Literatura, transitou por outras mídias, tais quais o Cinema e a Televisão. O recorte usado é a construção da personagem masculina na microssérie, o chamado “macho nordestino”, que permite a abordagem de questões importantes para os estudos de gênero e sexualidade e também para o campo da ficção seriada.

Os autores mostram que a Televisão, por meio das obras audiovisuais, pode por reproduzir a visão que a sociedade tem sobre debates acerca de temas como o gênero. Lourdes e Pablo apontam ainda a importância da Televisão para o exame minucioso de assuntos que dizem respeito à vida contemporânea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s