Pesquisadora da Linha 1 tem artigo publicado em dossiê temático

Thayná Alves Rocha, mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA/ Bolsista CAPES e membro da Linha 1 – Interdisciplinaridade e História do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento (CISGES/UNISA/CNPq) tem artigo intitulado Doença e Sentimento: diagnósticos de melancolia no manual Psiquiatria Clínica e Forense publicado no dossiê temático História da Saúde e das Doenças: objetos, fontes e metodologias da Contraponto (Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI).

A temática abordada no artigo publicado emerge da pesquisa de mestrado em desenvolvimento da autora que é orientada pelo Professor Doutor Paulo Fernando de Souza Campos, líder da Linha 1 do CISGES.

Resumo do artigo:

A historiografia da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX desvela a medicalização das relações sociais por meio da normatização dos corpos, dos temperamentos, incluindo, dos sentimentos. Diante dos achados da escrita da História, este artigo objetiva uma análise entre doença e sentimento a partir de diagnósticos de melancolia publicados na segunda edição do manual Psiquiatria Clínica e Forense de Antonio Carlos Pacheco e Silva. Por meio da Análise de Discurso, o documento permite identificar o impacto de discursos médicos no sentir de determinados grupos. Os resultados parciais desvelam que a patologização dos sentimentos melancólicos, internações e interdições de pessoas que manifestavam emoções nocivas, eram abrandadas entre os ricos e tratadas com rigor entre os menos afortunados.

Leia o artigo completo no link a seguir: https://revistas.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/13032/7850

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s