Coloquio internacional«Masculinidades en cuestión: modelos,perspectivas y formas de violencia»Universidad de Ginebra

masculinite (002).jpg

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro – PPGICH-UNISA participa do Colóquio Internacional “Masculinidades em Questão: modelos, perspectivas e formas de violência” promovido pela Universidade de Genebra, Suíça, mediante apresentação do Dr. Paulo Fernando de Souza Campos na mesa Virilidade e Narrativas Médicas com comunicação intitulada «Sadismo e Necrofilia: representações da degenerescência nos “crimes de preto Amaral” (São Paulo, 1926-1927)», título que remota aos estudos realizados durante o doutoramento na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Assis. Cabe destacar que a participação inclui as ações do pesquisador junto ao Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação – LEER-USP.

O evento é organizado pelos professores/pesquisadores Octavio Páez Granados – Universidade de Genebra (Unidade de Português e Unidade de Espanhol) / Cátedra «Lídia Jorge» – UNIGE / Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) – Universidade de Coimbra e Pedro Cerdeira – Universidade de Genebra (Departamento de História Geral) / Cátedra «Lídia Jorge» – UNIGE / Instituto de História Contemporânea – Universidade Nova de Lisboa como parte das ações da Faculdade de Letras, do Departamento de História Geral e Departamento de Línguas e Literaturas Românicas.

O colóquio propõe um espaço de diálogo e reflexão crítica multidisciplinar, centrado nas formas de violência que o modelo de masculinidade hegemónica exerce nos próprios sujeitos masculinos. Procurar-se-á, então, analisar as dinâmicas de violência que afetam os próprios homens nos espaços socioculturais em língua portuguesa e espanhola. Considerando o anterior, este colóquio pretende receber propostas de comunicação provenientes de diferentes disciplinas, nomeadamente: antropologia, artes visuais, dança, filosofia, história, linguística, literatura, sociologia e teologia.

A participação no referido evento amplia as ações de internacionalização do corpo docente do PPGICH-UNISA. O evento reunirá pesquisadores de diferentes países, sendo que das Américas, foram selecionados três pesquisadores, um dos Estados Unidos e dois do Brasil. O evento conta com auxílio financeiro integral aos participantes oriundos da Europa e auxílio parcial aos pesquisadores de outros continentes.

https://www.unige.ch/lettres/roman/unites/portugais/actualites/masculinidades-em-questao-modelos-perspetivas-e-formas-de-violencia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s