Dia de lançamento: Linha 2 – CISGES promove evento de apresentação do livro “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares”

Imagem de parte dos participantes do evento

A Linha 2 do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento (CISGES) – UNISA/CNPq encerrou o biênio (2019-2021) de pesquisa  com o evento de lançamento do livro Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares, que reúne 14 trabalhos, produzidos por 24 pesquisadores e pesquisadoras, oriundos de oito universidades, de diferentes estados brasileiros: de São Paulo, Universidade Santo Amaro (UNISA) e Universidade Federal do ABC (UFABC); de Sergipe, Universidade Tiradentes (UNIT) e Estácio de Sá; do Paraná, Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR); do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA); da Paraíba,  Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Publicada pela Editora Meraki, a coletânea foi lançada, hoje, em um evento on-line, aberto ao público (por meio da plataforma Zoom).

No lançamento, que contou com a participação da contadora de histórias Kátia Cristina de Freitas, estiveram presentes a prefaciadora do livro, professora Andrea Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará; o editor da Meraki, Leonam Liziero; a professora Patrícia Farias, coordenadora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA; e a professora Ana Paula Ribeiro, coordenadora de pesquisa da UNISA.

A pesquisa em detalhes

A pesquisa científica ainda rendeu outro fruto: o podcast Esclarecendo a Compadecida, produzido em parceria com o Núcleo de Práticas de Comunicação (NPC) – UNISA, composto de 7 episódios, que abarcam entrevistas com os autores, e que teve o comando do professor Leandro Fabris, publicitário e docente da UNISA. Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares tem como organizadora a professora Lourdes Ana Pereira Silva, doutora em Comunicação e docente da UNISA, e é resultado de uma pesquisa interdisciplinar, plural e ampla, que trata da obra de Ariano Suassuna, a partir da análise da microssérie O Auto da Compadecida, exibida pela Rede Globo de Televisão em 1999. E foi justamente o perfil interdisciplinar que permitiu aos autores abordar múltiplos temas, como construções identitárias, religiosidade e práticas de poder. Estiveram nesse projeto pesquisadores das seguintes áreas: Comunicação (Publicidade e Propaganda; Radialismo; Rádio e Televisão; Jornalismo e Relações Públicas), Administração, Biblioteconomia, Ciências da Informação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, História, Letras, Medicina, Música, Pedagogia e Psicologia.

Está interessado em comprar o livro? Adquira a obra em e-book ou no formato físico pelos sites da Amazon  e do Clube de Autores.

Quer ouvir o podcast? Então, é só acessar o endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PL1K4pzLe0cs2kZlKb8uo35rEhkk78oU1Z.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s