Interdisciplinaridade: Linha 2 lança coletânea e podcast sobre ‘O Auto da Compadecida’

A Linha 2 do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – Cisges/Unisa/CNPq encerra o biênio (2019-2021) da pesquisa Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares com uma produção robusta: um livro que reúne 14 trabalhos, fruto de investigações feitas por 24 pesquisadores/as de oito Instituições de Ensino Superior – Unisa-SP, Universidade Federal do ABC-SP, Unit-SE, Estácio de Sá – SE, PUCPR, UFMA, UFPB e UFSM/Campus. Publicada pela Editora Meraki e vendida pela Amazon e pelo Clube de Autores, a coletânea será lançada no dia 6 de outubro de 2021, das 17h30 às 19h, em evento on-line aberto ao público (por meio da plataforma Zoom Meeting – o link será disponibilizado próximo ao evento).

Para amplificar o alcance dos conhecimentos gerados pela pesquisa, o lançamento do livro também marcará a estreia do podcast Esclarecendo a Compadecida. Produzidos em parceria com o Núcleo de Práticas de Comunicação – NPC/Unisa, o podcast conta com 7 episódios que trazem entrevistas com os autores, nas quais as problematizações dos capítulos são aprofundadas.

Diferentes visões

“A coletânea ‘Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares’ e o podcast ‘Esclarecendo a Compadecida’ contextualizam e refletem sobre a microssérie ‘O Auto da Compadecida’ (Globo, 1999), possibilitando visões de um objeto de pesquisa por diferentes ângulos e que dialogam com tendências interdisciplinares distintas. Os capítulos da coletânea e os episódios do podcast transitam por temas como as construções identitárias (relato de vida, gênero, raça e lugar); religiosidades (práticas comunitárias e jurídicas); e elementos sonoros, imagéticos e visuais”, explica a organizadora do livro, Profa. Dra. Lourdes Silva – docente e pesquisadora na Unisa.

Assim, as reflexões propostas pela coletânea Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares e pelo podcast Esclarecendo a Compadecida são tão diversas quanto os personagens que habitam o universo criado por Ariano Suassuna. Isso foi possível pelos diálogos estabelecidos entre diferentes enfoques teórico e metodológicos das pesquisas, e porque os autores são oriundos de campos de formação distintos: Comunicação (Publicidade e Propaganda; Radialismo; Rádio e Televisão; Jornalismo e Relações Públicas), Administração, Biblioteconomia, Ciências da Informação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, História, Letras, Medicina, Música, Pedagogia e Psicologia.


Marque na agenda
O que? Lançamento do livro Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares
Quando? 6/10/2021 (quarta-feira), das 17h30 às 19h
Como participar? Evento on-line aberto ao público (por meio da plataforma Zoom Meeting – o link será disponibilizado próximo ao evento)

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s