Linha 2 do CISGES inicia o segundo semestre de 2021

A construção da autoria, problemas na produção do primeiro texto e a apresentação de novos participantes do grupo esteve na pauta do encontro

Por Marcos Cruz

A Linha 2 – Comunicação, Identidade, Narrativas e Consumo– do grupo de pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento (CISGES), da Universidade Santo Amaro (UNISA), deu início às atividades para o segundo semestre de 2021. O evento aconteceu, em 31 de agosto, dias depois da pesquisadora, Dra. Isabela Candeloro Campoi, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), ter participado do evento que marcou o retorno das atividades das três linhas de pesquisa do CISGES. Entre as atividades da Linha 2 para este semestre destaca-se o estudo do livro Truques da Escrita, de  H.S. Becker.

                    Pesquisadores da linha 2 reunidos por meio do Skype. Imagem: Dra. Lourdes Ana P. Silva

A coordenadora da linha, profa. Dra Lourdes Silva deu boas-vindas aos participantes do grupo e refletiu sobre a introdução do livro. Logo após, o pesquisador Dr. Gerson Heidrich compartilhou informações e percepções que teve durante a leitura do capítulo 2, Persona e autoridade. Para ele, o pesquisador deve aproveitar o que já foi dito por outros escritores sem deixar de construir sua autoria. “Meu discurso acadêmico está calcado em vários autores; sempre cito duas referências. Mas, em alguns momentos, eu falo: nesse quesito, eu penso assim. Não desconsidero o que já foi dito, mas entendo que é desse jeito que o sujeito vai construindo sua autoria”, disse Heidrich na tarde de estudo do grupo.

Entre as provocações mobilizadas pela leitura de Becker, discutiu-se a respeito da importância da revisão do texto acadêmico antes que seja submetido a uma publicação. Para a pesquisadora Maira Moraes, os textos precisam ser escritos e reescritos porque servirão como resposta à sociedade. “Eu, normalmente, escrevo, mas, no dia seguinte, leio muitas vezes e dou uma organizada. Depois disso, leio uma terceira vez antes de entregar”, afirma Maira.  

Na reunião, foram apresentados novos integrantes do grupo e também se discutiu sobre a organização do evento de lançamento do livro Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares (Ed. Meraki, 2021), resultado do trabalho dos pesquisadores da linha no biênio 2020/2021.  Em seus modos de fazer pesquisa, a Linha 2 tem adotado a seguinte metodologia de trabalho: um filme é escolhido para ser estudado interdisciplinarmente por dois anos e, dele, são produzidos artigos acadêmicos alinhados aos projetos de pesquisa dos pesquisadores.

Os encontros dos pesquisadores da Linha 2 acontecem uma vez por mês, por meio de chamadas de videoconferência, enquanto as aulas presenciais estão suspensas por causa da quarentena provocada pelo novo coronavírus. O próximo encontro está previsto para o final de setembro, quando os pesquisadores se debruçarão sobre A única maneira certa e Editando de ouvido, capítulos 3 e 4 do livro Truques da escrita.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s