II SEMINÁRIO: HISTÓRIA E SENTIMENTO com Alzira Lobo de Arruda Campos

Hoje (17), aconteceu o II Seminário “História e Sentimento” organizado em pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA e pela Linha 1 – Interdisciplinaridade e História do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq.

O evento, que contará com uma série de seminários que ocorrerão até o final deste ano, tem como objetivo provocar reflexões e indicar possibilidades à epistemologia histórica do sentimento, dado sua amplitude enquanto campo a ser explorado no Brasil. O primeiro seminário teve como participante a Professora Doutora Ana Paula Vosne Martins, que abordou a História do Amor nos possibilitando observar as relações entre as emoções e as práticas sociais e políticas.

Neste segundo momento, o seminário intitulado “Amor e Sexualidade no passado histórico brasileiro: das Ordenações do Reino às práticas sociais” contou com a fala da Professora Doutora Alzira Lobo de Arruda Campos, uma das autoras que atravessam a História do Sentimento no Brasil. Seminário que evocou importantes questões acerca das relações entre sentimento e sexualidade, o que indica as permanências históricas de discursos que criminalizam e/ou sinalizam as formas corretas e não corretas, normais ou patológicas, de manifestar a sexualidade, o que aponta à necessidade da busca por direitos de sentir e amar livremente.

Agradecemos imensamente a participação da Professora Alzira e a presença dos ouvintes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s