Pesquisadores da L1 do CISGES têm artigo publicado em dossiê temático

Os pesquisadores Carolina Maia Blois Moucherek, Lucciano Franco de Lira Siqueira e Thayná Alves Rocha, membros da Linha 1 – Interdisciplinaridade e História do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq, publicaram em parceria o artigo Fria e Seca: a melancolia em São Paulo nos diagnósticos de Antonio Carlos Pacheco e Silva (1920-1940), no dossiê temático História das doenças e produção de espaços (v. 17, n. 1) da Revista Espacialidades, periódico discente do Programa de Pós-Graduação em História e Espaço da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O texto publicado emerge do projeto História da Saúde em São Paulo: Intelectuais, compêndios médicos e instituições na Era Vargas, organizado pelo Professor Doutor Paulo Fernando de Souza Campos. O trabalho objetivou remontar narrativas médicas por meio do manual Psiquiatria Clínica e Forense, do médico paulistano Antonio Carlos Pacheco e Silva (1898-1988), a partir de problemas que emergem do presente e que são vinculadas às temáticas tratadas pelo CISGES, isto é, ciência, saúde, gênero e sentimento.

RESUMO DO ARTIGO: Este artigo enfatiza a melancolia na cidade de São Paulo entre as décadas de 1920 a 1940, como possibilidade de análise da história da doença na fabricação dos Espaços, no caso, recuperados a partir de diagnósticos médicos presentes no manual Psiquiatria Clínica e Forense organizado por Antonio Carlos Pacheco e Silva. Por intermédio da História dos Sentimentos a partir de Sônia A. Siqueira, onde os sentimentos são tratados como indícios históricos e sociais, destacam-se subjetividades compartilhadas nos casos clínicos descritos nos diagnósticos de melancolia. A análise demonstra a influência das transformações urbanas no discurso médico sobre a melancolia, vinculando a doença e modernização da cidade, a doença como decorrente da vida
moderna.

Para ler o artigo completo acesse: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/21843

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s