Pesquisadores da Linha 1 têm artigo publicado na Revista Vernáculo – UFPR

Acesse aqui o link da edição completa: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/issue/view/3006/showToc

Os pesquisadores Lucciano Franco de Lira Siqueira (Mestrando do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA) e Thayná Alves Rocha (Graduada em História pela Universidade Santo Amaro – UNISA), ambos membros da Linha 1: História e Interdisciplinaridade do CISGES, coordenada pelo Professor Doutor Paulo Fernando de Souza Campos, tiveram um artigo publicado na Revista Vernáculo, da Universidade Federal do Paraná – UFPR, na edição N. 46, 2° sem/2020, compondo, assim, o dossiê temático HISTÓRIA(S) E TRAJETÓRIAS DE INTELECTUAIS.

O artigo, intitulado de ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E INTELECTUALIDADE MÉDICA PAULISTANA, desenvolvido a partir da parceria dos autores, analisa as publicações em língua portuguesa realizadas entre 2003 e 2019 acerca do psiquiatra e intelectual paulistano Antonio Carlos Pacheco e Silva. Neste sentido, o texto buscou relacionar a trajetória intelectual de Pacheco e Silva com o mapeamento dos estudos recentes sobre o médico, os resultados desvelaram as preocupações eugênicas e higienistas como centrais, além de projetar o ideal identitário brasileiro a partir da paulistanidade.

A publicação emerge do trabalho em desenvolvimento da Linha 1, que busca, por meio do compêndio Psiquiatria Clínica e Forense, de autoria de Pacheco e Silva, analisar a História da Saúde na cidade de São Paulo no decorrer da Era Vargas.

Acesse o artigo completo aqui: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/74800

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s