EVENTO: Museu Virtual da Faculdade de Medicina em tempos de pandemia

Entre os meses de outubro e dezembro de 2020 o Museu Histórico da FMUSP apresentará seus projetos educativos desenvolvidos remotamente através das redes sociais do próprio Museu e da FMUSP Oficial. Este 3º ciclo do “Museu Virtual” será composto pelas seguintes ações:

1 – Webinários Medicina, Saúde e História (Outubro / novembro / dezembro):

O Museu Histórico da FMUSP organizará 3 webinários sobre a história das práticas médicas e de Saúde que contarão com a apresentação de palestrantes com ampla expertise em suas áreas de estudo. Os eventos serão abertos ao público através de plataforma a ser definida.

2 – Um guia para o acervo (Terças-feiras):

Desde 2013 o Museu Histórico disponibiliza aos pesquisadores o Guia on-line de seu acervo. Com esta iniciativa, os pesquisadores têm acesso ao conteúdo de todos os fundos pessoais, institucionais e das coleções reunidas pelo Museu desde a sua inauguração, em 1977. Além de facilitar a busca e o acesso ao acervo, o Guia on-line é ferramenta fundamental para a progressiva adequação da catalogação e do acondicionamento dos itens documentais de acordo com as normas arquivísticas internacionais.
Neste sentido, através de postagens semanais, pretendemos dar dicas aos usuários sobre como manusear com maior eficiência os recursos do Guia, além de indicar curiosidades sobre os conjuntos documentais presentes no Museu.

3 – Dicas de leitura: A História da Medicina entre os clássicos e os novos estudos (Quintas-feiras)

No Brasil há uma ampla, profunda e crescente produção historiográfica dedicada aos estudos sobre as práticas médicas e de Saúde que vêm sendo desenvolvida sob diversos prismas temáticos e teórico-metodológicos. Tal produção inclui tanto obras já consideradas “clássicas”, como estudos de jovens pesquisadores que têm prestado grande contribuição para o debate historiográfico a partir de novos temas e fontes documentais.
Com isso em vista, semanalmente publicaremos dicas de leitura de livros, teses e dissertações, apresentando uma das obras consideradas “clássicas” juntamente com uma análise histórica mais recente a fim de colaborar com os estudos dos novos pesquisadores e do público interessado na história das práticas médicas e de Saúde.

Para saber mais acesse as redes sociais da FMU/SP e do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz nos links a seguir:

https://web.facebook.com/MuseuHistoricoDaFMUSP

https://web.facebook.com/FMUSPOficial/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s