
Os pesquisadores Carolina Maia Blois Moucherek, Lucciano Franco de Lira Siqueira, ambos mestrandos bolsistas do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Santo Amaro – UNISA, e a graduada em História pela mesma universidade, Thayná Alves Rocha, receberam aceite do artigo “Fria e Seca: a melancolia em São Paulo nos diagnósticos de Antonio Carlos Pacheco e Silva (1920-1940)” a ser publicado na Espacialidades, revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no dossiê temático História das doenças e produção de espaços.
O artigo aceito tem previsão de publicação em janeiro de 2021. O conteúdo trata da história da melancolia, conhecida hoje como depressão, na cidade de São Paulo entre os anos de 1920 a 1940, através dos diagnósticos presentes no manual Psiquiatria Clínica e Forense do médico Antonio Carlos Pacheco e Silva, como possibilidade de análise histórica da doença na fabricação dos espaços.

Lucciano e Thayná também receberam aceite do artigo “Antonio Carlos Pacheco e Silva: trajetória histórica e intelectualidade médica paulistana” a ser publicado pela Vernáculo, revista Discente do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná – UFPR, no dossiê temático História(s) e Trajetórias de Intelectuais.
O conteúdo abordado por este artigo analisa publicações em língua portuguesa entre os anos de 2003 e 2019 acerca do psiquiatra e intelectual da medicina psiquiátrica brasileira Antonio Carlos Pacheco e Silva, o que possibilitou observar a história pessoal do médico, bem como o impacto de suas obras na representação do brasileiro e como suas intervenções atingem o “corpo social”. O artigo tem previsão de publicação em dezembro de 2020.
Ambos os artigos aceitos para a publicação são de pesquisadores do CISGES/UNISA/CNPq vinculados à Linha 1 – Interdisciplinaridade e História (coordenada pelo Professor Doutor Paulo Fernando de Souza Campos), onde participam do projeto História da Saúde em São Paulo: intelectuais, compêndios médicos e instituições na Era Vargas, do qual emerge as temáticas dos artigos mencionados.