CISGES realiza planejamento do segundo semestre letivo

São Paulo, 25 de junho de 2020.

Caros integrantes do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento.

Chegamos ao final de mais um semestre, tempo de fazer balanços e planejarmos nossas ações. Temos consciência do quanto a pandemia de COVID-19 tem nos causado grandes impactos. É nesse contexto que reafirmamos o quanto a interdisciplinaridade é extrema relevância para entendermos os fenômenos. Isto nos coloca em diálogo com múltiplos contextos e nos possibilita perceber que as ações, os processos e as pesquisas vivenciadas e produzidas no âmbito do CISGES são modos de contribuir conosco próprios e com as diversas dimensões da vida e do conhecimento.

Neste ano o GP passou a ser organizado por três linhas de pesquisa. Na Linha 1, durante o primeiro semestre, foram desenvolvidos projetos de pesquisa vinculados à proposta maior de estudo intitulado “História da Saúde em São Paulo: intelectuais, compêndios médicos e instituições na Era Vargas”. O trabalho tem como escopo investigar a trajetória e a produção discursiva de Antonio Carlos Pacheco e Silva, com destaque para o manual Psiquiatria Clínica e Forense. Nessa obra interdisciplinar o autor remonta 48 casos do que considera ilustrativo das desordens mentais em São Paulo entre as décadas de 1920 e 1930, tratados no estudo como dispositivos de poder. Deste processo resulta i) a proposição do evento “História e Saúde em São Paulo na Era Vargas”; ii) duas dissertações vinculadas ao Programa de Mestrado Interdisciplinar da UNISA e iii) um projeto de pesquisa para a seleção de Mestrado. O intuito é publicar um livro no formato coletânea com resultados [finais e parciais] de estudos desenvolvidos por doutores, mestres e mestrandos da UNISA, USP, UFABC e PUC-SP envolvidos no projeto, como proposto no planejamento para o próximo semestre.

Nessa perspectiva, evidenciamos a relevância de pesquisas como as que se encontram em andamento pela Linha 2 “Comunicação, Identidade, Narrativas e Consumo” a partir do projeto em andamento “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares”. A pesquisa objetiva analisar a partir de diferentes recortes, perspectivas teóricas e metodológicas o referido filme. No âmbito dessa pesquisa estão sendo desenvolvidos projetos com pesquisadores da Linha 2 CISGES e com pesquisadores parceiros de outras instituições como a UFSM, (RS) UFMA, Unit (SE) e FAAP (SP). Os projetos envolvem pesquisadores de diversas disciplinas (Comunicação, Psicologia, Direito, Letras, História, e apresentam os seguintes delineamentos: Perfil psicológico dos personagens; representação do gênero feminino; crença, devoção e imaginário; interações entre religião e discursos persuasivos em João Grillo; Semiótica e linguagens audiovisuais; Nordeste memético; identidade da região Nordeste; identidade sertaneja; visão da gestão e liderança; João Grilo e Chicó à luz da psicanálise; O cinema como arte da experiência a partir de O Auto da compadecida; melodias e ritmos característicos da região Nordeste.

A proposta da Linha 3 “Gênero, mobilidade e fronteiras: Interdisciplinaridade e construções identitárias”, que mais recentemente integra o grupo de pesquisa do CISGES, tem como objetivo discutir questões de gênero, sociedade e construção de identidades de maneira interdisciplinar, buscando compreender as relações pessoais, sociais e políticas materializadas e territorializadas nos espaços fluidos, sob a perspectiva das questões de gênero envolvendo mulheres, fronteiras visíveis e invisíveis e mobilidade dos sujeitos em condição de vulnerabilidade. Trata-se de uma proposta que objetiva envolver discussões sobre formação de identidades nos processos excludentes das migrações, representação da mobilidade nos discursos materiais e imateriais, mecanismos estruturais e sistêmicos de exclusão de gênero, relações de poder e barreiras locais e regionais de forma diacrônica e sincrônica. Como proposta metodológica, trabalharemos 3 eixos de pesquisa que se complementam e dialogam: Eixo 1: Patrimônio material e imaterial – questões de gênero no Brasil; Eixo 2: O passado e o presente: questões de gênero e os enfoques históricos; Eixo 3: Desigualdades de gênero e diversidade social: contemporaneidade e identidades. As propostas serão discutidas em reuniões mensais de grupo, com a participação de convidados especialistas nas áreas específicas.

São essas as pesquisas em andamento. É fato que a pandemia de COVID-19 tem provocado reflexões sobre nossas vivências, nossos modos de produção acadêmica, sobre os saberes científicos em todas as instâncias, docentes e discentes e as instituições educacionais da nossa sociedade. Há que pensarmos na tão necessária perspectiva interdisciplinar que esse cenário nos instiga: desde os profissionais que integram a área da saúde a outras áreas, com profissionais com variadas formações, incluindo as ciências humanas e sociais.

Estamos em processo de reaprender a trabalhar a partir do que nos é possível. Tudo isso almejando a mais lúcida responsabilidade que vai desde o autocuidado ao cuidado com o Outro. É essa a postura que se espera de um pesquisador e que a ciência nos propõe e instiga. Porque a vida, ainda que nos pareça temporariamente suspensa, ela nos convoca ao protagonismo do conhecimento, dos afetos e a Ser(mos) e contribuímos com a nossa comunidade acadêmica e com a sociedade. É com essa motivação que apresentamos o Planejamento do Grupo Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES para o próximo semestre.

O abraço é virtual, mas expressa todo o carinho e compromisso que temos com cada um/a vocês, integrante do grupo.

Os Coordenadores do CISGES:

Paulo Fernando

Lourdes Silva

Juliana da Hora

Acesse aqui o Planejamento do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES para o 2º Semestre de 2020!

 

CISGES – 01 de julho de 2020.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s