XIII Encontro Estadual de História “História e Mídias: narrativas em disputa” (ANPUH-PE)

A Associação Nacional de História – Seção Pernambuco – tem a honra de convidar a comunidade de estudantes de história, professoras/professores de História, historiadoras/historiadores e demais pesquisadores a participar do XIII Encontro Estadual de História que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de setembro de 2020, em inédita plataforma virtual, com o tema “História e mídias: narrativas em disputas”. O evento acontecerá em parceria com a UFRPE, UFPE, UNICAP e UPE.

Nesta edição, a ANPUH-PE promoverá um evento virtual, exercício de metalinguagem sobre o tema proposto, utilizando as mídias digitais para a realização das conferências e simpósios. A situação ao qual Pernambuco e o mundo foram acometidos pela difusão do Covid-19 externou a necessidade de utilização desses espaços. Preservando assim, a integridade física de todos os nossos associados

XIII Encontro Estadual de História coloca no centro do debate a difusão do conhecimento histórico, a ampliação da audiência e os usos políticos do passado. O evento se propõe a problematizar os regimes de historicidade no tempo da pós-verdade e os suportes utilizados pelas produções historiográficas mediadas por historiadoras(es) ou outros profissionais.  Problematizando o lugar social do (a) historiador(a), os seus princípios e práticas de pesquisa, e, sobretudo, os desafios vividos pelas(os) historiadoras(es) no enfrentamento a expansão nas redes sociais e espaços escolares do revisionismo e negacionismo, ou projetos que ferem a liberdade de cátedra.

XIII Encontro Estadual de História elege o tema História e Mídias, por entender a necessidade da discussão sobre o monopólio da informação, a difusão/ propagação de fatos falsos e a relativização do papel do ensino da história no desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico de criança, adolescentes e adultos. O ensino de história tem sido questionado nos debates públicos, nos últimos anos, sempre em contraposição a esse tipo de narrativa, já que a projeção é a formação de um sujeito que legitime a ordem social e política.

O evento contará com a oferta de simpósios temáticos, mesas redondas e conferências. Nosso público alvo são os professores, professoras, alunas e alunos de pós-graduação e demais pesquisadores. Há oportunidade formativa para estudantes de graduação, que ainda poderão apresentar suas pesquisas de Iniciação Científica. As mesas redondas e conferências serão compostas por pesquisadores e pesquisadoras que apresentarão resultados de suas investigações, produzindo um debate historiográfico atualizado.

Cronograma

  • Proposição de Simpósios Temáticos – de 01 junho a 14 de junho 18 de junho de 2020.

  • Divulgação das propostas aceitas – até 23 de junho de 2020.

  • Inscrição de comunicações para os Simpósios Temáticos e de pôsteres de IC – de 24 de junho a 26 de julho de 2020.

  • Divulgação dos aceites das comunicações e pôsteres – a partir 03 de agosto de 2020.

  • Inscrição de ouvintes – a partir de 17 de junho de 2020 até 30 de agosto de 2020.
  • Envio da versão definitiva de texto completo (trabalhos apresentados em Simpósios Temáticos) para publicação nos anais eletrônicos – de 21 à 30 de setembro de 2020.

Para maiores informações acesse aqui o site do evento!

CISGES – 26 de junho de 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s