Plataforma YouTube é objeto de estudo do pesquisador do CISGES

No último dia 24 de junho, no âmbito do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – Unisa, ocorreu a defesa (remota) da Banca de Qualificação do mestrando Carlos Henrique Tercetti. A dissertação tem por título Cultura participativa: o YouTube como estratégia pedagógica”. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as experiências da cultura participativa na plataforma YouTube Edu por meio do canal Matemática Rio. A banca foi presidida pela professora Lourdes Silva e composta pelos professores Paulo Fernando de Souza Campos e Juliana Figueira da Hora, que proporcionaram excelentes contribuições ao trabalho em construção. 

O mestrando parte da compreensão que a cultura participativa teve seu movimento desenvolvido e potencializado pelo uso das novas tecnologias em redes sociais na Internet e tem proporcionado que grupos de pessoas trabalhem de forma conjunta ou individual fazendo uso do seu tempo livre para produzir, compartilhar e consumir informações. Carlos ressalta que o objeto de estudo da sua pesquisa encontra-se em bastante evidência, visto que, com a interrupção das aulas presenciais por consequência de medidas sanitárias de reclusão social, adotadas para controlar o contágio do vírus COVID-19, a plataforma YouTube se tornou uma das alternativas adotadas por muitas instituições de ensino tanto no Brasil como em outros países.

Apesar da complexidade do semestre por conta da pandemia, Carlos se desafiou, sendo o primeiro da sua turma a qualificar, concluindo, portanto, essa etapa do processo rumo à defesa final. O mestrando integra o Grupo de Pesquisa CISGES atuando na Linha 2 de pesquisa “Comunicação, Identidade, Narrativas e Consumo”.

CISGES – 26 de junho de 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s