Encontro Regional de História ANPUH-SP

anpuh sp

A ANPUH-SP, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP têm a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para o XXV Encontro Estadual de História, que ocorrerá em um formato digital e on-line entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020. O objetivo do XXV Encontro é propiciar a reunião de historiadore(a)s, professore(a)s, pesquisadore(a)s e estudantes das universidades e demais instituições de ensino não só de São Paulo, mas também de outros estados brasileiros e do exterior. Incluem-se nesses grupos profissionais que atuam em escolas de ensino fundamental e médio, em instituições culturais e em entidades de custódia de documentos (arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus). Pretende-se promover debates e intercâmbios da produção de conhecimento histórico, além de abordar, de forma integrada, questões referentes à pesquisa, à análise historiográfica, à difusão do conhecimento histórico e ao ensino de História em todos os níveis.

Desigualdades e Diferenças, tema escolhido no último encontro estadual da ANPUH-SP em 2018, expressa discussões e debates incontornáveis que permeiam o cenário nacional e internacional, e propõe à comunidade de historiadores inúmeras questões sobre as condições de cidadania na atual conjuntura do país, marcada por agenda governamental obscurantista, autoritária, excludente, alicerçada no conservadorismo moral e cultural. Impõem-se aos profissionais da área, conscientes da repercussão do produto de seu trabalho no conjunto da sociedade, reflexões e posicionamentos capazes de enfrentar o perigo do enfraquecimento dos mecanismos democráticos construídos historicamente bem como o risco de naturalização da desigualdade social persistente na sociedade brasileira, com perversos desdobramentos na vida atual e futura. É urgente o combate a medidas e projetos que subtraem aos diversos segmentos da população a possibilidade de compreender seu lugar na sociedade e no tempo.

O reconhecimento de que a História é campo de saber onde mais claramente se pode dimensionar as ações dos sujeitos sociais no tempo, razão de sua identidade e base para o reconhecimento das diferenças e da diversidade, deve ser reafirmada nesta época de diluição das fronteiras do conhecimento, agravada por uma política educacional, que configura ameaça concreta a sua existência como disciplina escolar.

O conhecimento como bem público supõe abertura de espaço para sua circulação, e tem como objetivo a compreensão crítica e ampla da realidade social e o enfrentamento de questões contemporâneas. Uma das metas do Encontro é a apresentação de propostas que contribuam para um melhor encaminhamento de políticas públicas, partindo da avaliação de experiências já em curso e buscando alcançar a interlocução necessária com a sociedade, fundamento de nosso trabalho.

Assim, o XXV Encontro Estadual da ANPUH-SP visa desenvolver reflexões sobre a temática Desigualdades e Diferenças e sobre o ofício do historiador em suas múltiplas instâncias, notadamente nas áreas educacional, política e cultural; discutir a problemática dos profissionais de história na sociedade contemporânea; repensar o ofício do historiador em sua singularidade, bem como redefinir os campos de construção de suas representações através dos meios de comunicação contemporâneos; relacionar tais reflexões às variadas formas de desenvolvimento cultural, artístico e social que caracterizam os empreendimentos das diversas entidades que atuam na construção de um país e de um mundo mais justos e mais humanos.

Maiores informações acesse o site

Encontro ANPUH-SP 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s