CISGES abre vagas para Iniciação Científica

IMAGEM IC CISGES 2020

PROPOSTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Linha 1 – INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA

Título: História da Saúde em São Paulo: compêndios médicos na Era Vargas

Professor Responsável: Prof. Dr. Paulo Fernando de Souza Campos

Resumo:  A proposta parte do projeto de pesquisa em andamento intitulado História da Saúde em São Paulo: intelectuais, compêndios médicos e instituições na Era Vargas e consiste na realização de um inventário do manual Psiquiatria Clínica e Forense publicado no final da década de 1930 pelo ilustre médico paulistano Antônio Carlos Pacheco e Silva. O compêndio remonta casos clínicos que compõe parte do acervo pessoal do autor, cuja obra é considerada um clássico no contexto histórico compreendido como Era Vargas (1930-1945). O inventário proposto remonta a história das publicações médicas na formação da República em perspectiva interdisciplinar.

1. Descrição dos objetivos:

Inventariar os casos apresentados no manual Psiquiatria Clínica e Forense em relação às variáveis gênero, raça e classe, bem como autores citados na documentação apresentada nos casos clínicos.

2. Metodologia:

Descrição detalhada das variáveis encontradas nos casos clínicos apresentados no manual Psiquiatria Clínica e Forense com estabelecimento de quadro sinótico.

3. Cronograma das atividades

I) Identificação dos casos clínicos constantes no manual Psiquiatria Clínica e Forense com descrição detalhada das variáveis propostas para o inventário; II) Estabelecimento de Quadro Sinótico; III) Participação dos debates na Linha 1 do grupo de pesquisia com apresentação dos temas levantados IV) Revisão final e relatório V) Apresentação dos resultados finais em eventos da área em São Paulo com publicação de artigo em revista especializada em parceria com o orientador.

 

Linha 2 – COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE, NARRATIVAS E CONSUMO

Título: “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares”

Professora Responsável: Profa. Dra. Lourdes Ana Pereira Silva

Resumo:  O bolsista de iniciação científica participará – de modo engajado e integrado – do projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares” (2020-2021). A referida pesquisa tem por objetivo analisar, interdisciplinarmente, o filme “O Auto da Compadecida” com a finalidade de se aproximar do conhecimento global e não apenas fragmentado, do referido filme. Entre os delineamentos para a análise filmíca da pesquisa, constam: Perfil psicológico dos personagens; Análise fílmica da cor; Crença, devoção e imaginário; Interações entre religião e justiça: entre leis humanas e divinas; construção de discursos persuasivos em João Grillo; Semiótica e linguagens audiovisuais; Nordeste memético; A Identidade imaginada do Nordeste; Identidade sertaneja; O Auto da Compadecida sob a visão da gestão e liderança; João Grilo e Chicó à luz da psicanálise; O cinema como arte da experiência em O Auto da compadecida.

1. Descrição dos objetivos:

1)      Contribuir no desenvolvimento do projeto já em andamento do Grupo de Pesquisa CISGES/Unisa/CNPq, na Linha 3 “Comunicação, Identidade, Narrativa e Consumo”;

2)      Realizar revisão bibliográfica dos conceitos de interdisciplinaridade e identidade contidos na pesquisa conforme os delineamentos descritos anteriormente no resumo.

2. Metodologia:

Trata-se da revisão sistemática da literatura por meio da revisão de bibliográfica. Refere-se à fundamentação teórico-metodológica eleita pelos pesquisadores para analisar o filme. Assim, será traçado um quadro teórico de modo a explicitar o quadro conceitual que deu sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. Para extração dos dados da(s) pesquisa(s), será elaborado um instrumento contendo as seguintes informações: autores, ano de publicação, local de publicação, tipo de estudo, modo de avaliação do desfecho (pergunta, opções de resposta e categorização), os termos mais utilizados na acepção do conceito; identificação das referências comuns; identificação dos termos mais usados nos conceitos; bem como os aspectos que se repetem ou se destacam.

3. Cronograma das atividades

Com relação ao cronograma utilizaremos o primeiro trimestre para revisão bibliográfica dos conceitos de interdisciplinaridade e identidade.

Os trimestres subsequentes, além da  participação das atividades relacionadas à pesquisa em andamento, serão utilizados para implementação de rotinas, obtenção e divulgação dos resultados preliminares.

 

Linha 3 – GÊNERO, MOBILIDADE E FRONTEIRAS: INTERDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS

Título: Gênero, Mobilidade e Fronteiras: levantamento bibliográfico no Brasil

Professora Responsável: Profa. Dra. Juliana Figueira da Hora

Resumo:  O objetivo deste projeto é fazer um levantamento exaustivo das teses, dissertações e artigos que problematizem a temática do gênero e as relações de mobilidade no território brasileiro, levando em consideração as fronteiras invisíveis e visíveis existentes nos processos históricos, geográficos, arqueológicos e sociológicos no Brasil. Este levantamento será de suma importância para termos um panorama e dimensão, em princípio, na escala Brasil, dos trabalhos voltados a esta temática atual.

1. Descrição dos objetivos: O candidato desenvolverá o projeto junto ao grupo de Estudos CISGES, inserindo-se nas discussões das linhas de pesquisa do grupo e participando das atividades internas.

2. Metodologia:

a) Levantamento bibliográfico em bases de dados de Universidades públicas e particulares do Brasil (Banco de teses), plataforma CAPES e Fapesp, Academia.edu. Além do levantamento presencial em bibliotecas da UNISA, USP e PUC.

b) Desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, que incluirá um banco de dados em plataforma (file maker) dos principais trabalhos e porcentagens por Estados regiões do Brasil,  pesquisadores e leitores.

3. Cronograma das atividades

I) Levantamento bibliográfico; II) Participação dos debates dos grupos de Estudo; III) organização de base dados sobre o tema no Brasil III) Revisão e discussão sobre os temas levantados; apresentação dos resultados prévios nos encontros de grupo ( Linha 3 de Pesquisa) IV) Revisão final e relatório V) Apresentação dos resultados finais em eventos da área em São Paulo; publicação de artigo em revista especializada com o orientador.

banner_pesquisa unisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s