Conheça o novo livro organizado por professores do Mestrado em Ciências Humanas da Unisa

Os Professores Doutores Lourdes Silva, Manoel Guaranha e Maria Auxiliadora Fontana Baseio, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA – são os organizadores do livro “Identidades Ficcionais: Narrativas literárias e televisivas”, que acaba de ser lançado com o selo da editora portuguesa LabCom. Dando o tom aos demais textos, eles assinam o primeiro capítulo da obra, intitulado “O Fenômeno da(s) Identidade(s) em Perspectiva Interdisciplinar”. O livro marca uma parceria entre dois Grupos de Pesquisa do Mestrado: o Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq (Linha 2 – Comunicação, Identidade, Narrativa e Consumo) e o Arte, cultura, imaginário/UNISA/CNPq.

Completa o quarteto de docentes do Mestrado da UNISA envolvidos com a publicação, o Dr. Paulo Fernando de Souza Campos, que assina o capítulo “Efeitos de Sentido e Construção de Existências: a fragilização das identidades homossexuais na telenovela brasileira” em conjunto com o seu ex-orientando, o Me. Pablo de Oliveira Lopes.

Com o objetivo de oferecer diversas abordagens ao discutir o tema de modo interdisciplinar, “Identidades Ficcionais” reúne pesquisadores de várias áreas e instituições. Prefacia o livro a Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação ECA/USP, cuja formação transita entre os campos da Comunicação, Educação e Letras.

Os capítulos que compõem a obra foram escritos por Isabel Ferin (Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Pós-Doutorada no CNRS); Jiani Adriana Bonin (Doutora em Ciências da Comunicação pela USP e Pós Doutora no Programa de Estudios en Comunicación y Ciudadanía, do CEA-UNC); Lírian Sifuentes (Doutora e Pós-doutorado em Comunicação em Comunicação pela PUCRS); e Sandra Trabucco Valenzuela (Pós-Doutora em Literatura Comparada e PhD em Literatura Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo -FFLCHUSP).

Ao longo de oito capítulos, fundamentados em teorias que abarcam estudos sociais, históricos, de gênero e literários, os autores problematizam questões que são, simultaneamente, ancestrais e atuais. Justamente por isso, requerem abordagens que transitam nos campos das Ciências Sociais e da Comunicação, ao apresentar perspectivas de análises que permitem uma compreensão mais ampla do problema da(s) identidade(s) – um dos grandes desafios a serem enfrentados no início do século XXI. A escolha do viés ficcional como base para a abordagem enriquece as análises, uma vez que a ficção reinventa a realidade, podendo afinar sentimentos e pensamentos para surpreendê-la e transformá-la em seu dinamismo.

Ficou interessado? Clique aqui para baixar o livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s