Defesa de mestrado: “Influenciadores digitais e consumo social”

A pesquisadora do CISGES – Linha 2, Maira Moraes, defende no dia 19/2 a dissertação intitulada “Influenciadores digitais e consumo social: estudo interdisciplinar sobre a construção de relacionamentos e impactos na decisão de compra”. O trabalho da jornalista (UFBA) e especialista em Gestão da Comunicação Empresarial (PUC-MG) foi orientado pela Profa. Dra. Lourdes Ana Pereira Silva (Mestrado em Ciências Humanas – Unisa). A banca examinadora ocorre às 14h, na Unisa (Campus Adolfo Pinheiro, Prédio da Pós-Graduação), sendo composta pela Profa. Dra. Eliane de Alcântara Teixeira (Mestrado em Ciências Humanas – Unisa) e pela Profa. Dra. Clarice Greco Alves (Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP).

Em sua pesquisa, Maira problematiza sobre como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TIC’s e as mídias sociais reconfiguraram nossa maneira de estar no mundo, alterando a forma como vivemos experiências, compartilhamos conhecimentos e adquirimos produtos e serviços. Objetiva-se responder ao questionamento: os conteúdos digitais espontâneos e incentivados/patrocinados produzidos por influenciadores e publicados em diversas plataformas impactam na decisão de compra dos consumidores? Para tanto, um estudo de caso foi realizado com a Rede Geek. Entre outras descobertas, os resultados evidenciam que o valor das marcas (brand equity) é impactado pela percepção dos consumidores e que o ato de comprar assumiu contornos sociais.

Maira Moraes foi aluna bolsista do Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro – UNISA e bolsista do programa Santander Universidades Ibero-Americanas, realizando pesquisas no Colegio de Estudios Superiores de Administración, na Colômbia. Suas principais áreas de estudo são Cibercultura e Comunicação Digital. É uma das fundadoras do Papo de Gordo, atuando como podcaster, problogger e youtuber. Também atua há 20 anos em grandes empresas na área de Comunicação Corporativa (Interna e Externa), com vivência ativa em planejamento e implementação de ações de Responsabilidade Social Empresarial.

Defesa de Mestrado

Título: “Influenciadores digitais e consumo social: estudo interdisciplinar sobre a construção de relacionamentos e impactos na decisão de compra”

Mestranda: Maira Silva de Moraes

Orientadora: Profa. Dra. Lourdes Silva (Mestrado em Ciências Humanas – Unisa)

Banca Examinadora: Profa. Dra. Clarice Greco Alves (Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP) e Profa. Dra. Eliane de Alcântara Teixeira (Mestrado em Ciências Humanas – Unisa)

Dia: 19/02/2020

Hora: 14h

Local: Unisa Campus Adolfo Pinheiro – Prédio da Pós-Graduação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s