Auto da Compadecida é objeto de estudo do Projeto de Pesquisa do CISGES


Nesta terça-feira (15) daremos início aos encontros de formação do Projeto de Pesquisa
(2019-2021) “Auto da Compadecida: interfaces interdisciplinares” da Linha de Pesquisa “Comunicação, Identidade, Narrativas e Consumo” do CIGES.

O projeto tem por objetivo analisar, interdisciplinarmente, o filme O Auto da Compadecida com a finalidade de promover o conhecimento global e não apenas fragmentado. O filme, objeto de estudo do projeto, foi dirigido por Guel Arraes e tem por base a peça teatral Auto da Compadecida (1955) de Ariano Suassuna.

A webconferência intitulada “Autor e obra: Ariano Suassuna e O Auto da Compadecida” será ministrada por Rubenita Moreira, mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora no Grupo de Estudos em Residualidade Literária e Cultural (UFC) e autora do livro “Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida” (Novas Edições Acadêmicas, 2016).

Com foco no objetivo e na processualidade dos modos de produção do projeto de pesquisa, no encontro de novembro teremos a webconferência “A invenção do Nordeste” com o historiador Prof. Durval Muniz (UFPB) e, no mês de dezembro, teremos a palestra presencial “Percurso metodológico de uma produção audiovisual” ministrada pelo comunicólogo Prof. Joel Felipe Guindani (UFSM). As webconferências tem por objetivo estabelecer trocas institucionais – inclusive com outros grupos de pesquisa – e possibilitar repertórios para que os integrantes do grupo desenvolvam suas investigações.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s