Eventos | II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: Territórios culturais e ressonâncias literárias (UFMA)

II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba, que este ano traz o subtema Territórios culturais, ressonâncias literárias,  acontecerá na Universidade Federal do Maranhão – campus São Bernardo, de 24 a 26 de junho de 2019.

O evento pretende reunir pesquisadores da região Nordeste, com ampla atuação na área, de modo a estabelecer um campo de pesquisas comum que possa vir a abrir novos desdobramentos para os caminhos já delineados nos estudos africanos e afro-brasileiros. O intuito principal é colaborar com a área de literatura e de estudos culturais que tragam especificamente contribuições para a difusão do campo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Afro-brasileira, fomentando discussões sobre estes cenários e expandindo as possibilidades de interlocução.

Na última década do século XX e nessas duas primeiras décadas do século XXI observam-se os esforços empreendidos no âmbito educacional para ampliar de maneira expressiva as discussões sobre conceitos teórico-críticos que abrem novas frentes de discussão e que privilegiam sujeitos por muitos anos colocados em segundo plano nos âmbitos social, cultural e educacional, como é o caso da população afro-descendente brasileira. Assim, tornou-se urgente refletir acerca das novas condições sócio-culturais deflagradas que impactam inevitavelmente sobre as relações sociais e, principalmente considerando a constituição racial do nosso estado , sobre as relações étnico-raciais a nível regional e nacional.

Dessa maneira, o Colóquio proporá discussões com alunos e professores acerca das relações étnico-raciais, valorizando e reconhecendo o patrimônio cultural negro em suas diversas instâncias e variações. Espera-se que, ao apresentar aos professores e alunos as diversas literaturas negras com temáticas variadas de desconstrução de preconceitos, seja possibilitado ao público o conhecimento e a interação com o mundo à sua volta, favorecendo assim, o princípio da autonomia.

Mais informações e inscrições no site do II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s