Objetivos:

Estabelecer apreciação inicial sobre pesquisa qualitativa e introdução à técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Apresentar a contribuição de diferentes autores para a elaboração de temáticas, sua análise e interpretação de dados. Propiciar visão panorâmica sobre ferramentas auxiliares ao desenvolvimento de análises em pesquisa qualitativa.

Programa:

Apreciação sobre pesquisa qualitativa e técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Proposição estrutural da análise de conteúdo léxica e temática e adaptação às abordagens compreensivas. Formulação de instrumento semiestruturado. Produção de dados. Análise de conteúdo a partir de grupo focal. Criação e organização de temáticas em unidades de tema, subcategorias, categorias e campos de discussão. Contribuição de: Bardin; Minayo; Guerra; Franco; Bauer e Gaskell para a produção de dados e análise de resultados. Discussões para além do descritivo e a geração de conclusões contributivas para o campo de estudo. Notas sobre softwares como suporte à pesquisa qualitativa.

Público-alvo: Pesquisadores e pós-graduandos em educação e áreas correlatas; professores e demais interessados na técnica de análise de conteúdo e em recursos informatizados para o auxílio em pesquisa qualitativa.

Docente: Vicente Sarubbi Jr.

Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), São Paulo (SP). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS).  Estuda diferentes abordagens qualitativas para realização de pesquisas e uso de instrumentos tecnológicos para auxílio em análises de estudos qualitativos e mistos (mixed studies).

Data e hora:

Dias 11/04/19 e 12/04/2019 das 9h ás 17h.

Valores e inscrições:

Pagamentos até 01/04/2019: R$125,00.
De 02 a 10/04/2019: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Email: cursoseseminarios@fcc.org.br

Telefone: (11) 3723-3108

 Acesse o site aqui e se inscreva!