A equipe editorial da Revista Eletrônica dos Discentes do Mestrado em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) “Espacialidades” divulga chamada do dossiê temático: “Historiografia dos Espaços”.
Ao longo dos anos, os objetos e temas de trabalho da história foram mudando a forma de se escrever as narrativas históricas. Em consequência disso, a forma como o espaço é abordado e aparece nas obras historiográficas também foi alterada. A proposta deste dossiê é instigar trabalhos que apresentem a discussão historiográfica relacionando-a com o espaço, entendendo-o também enquanto um objeto de pesquisa, podendo ser o ponto central da narrativa histórica.
Abordar a historicidade do espaço e tentar desnaturalizar esta categoria que, por vezes, foi negligenciada pelos historiadores, é uma das propostas da Revista Espacialidades. Trazendo o dossiê Historiografia dos Espaços, objetiva-se aglutinar trabalhos que dialoguem historicamente com as categorias espaciais (tais como espaço, lugar, paisagem, território, entre outras) e que discutam teórica e empiricamente estas categorias. Colaborando com discussões acerca das produções da área das ciências humanas que vêm incentivando uma análise mais crítica dos conceitos e uma desnaturalização dos espaços, encarando-os não somente como planos de fundo, mas também como elementos determinantes para os acontecimentos e a construção do conhecimento histórico, a revista espacialidades procura integrar nas suas discussões um dossiê que aborde a historicidade dos espaços em suas mais distintas conceituações teóricas.
Para informações e normas de submissão, entrar em contato pelo mesmo email, enviar mensagem para a página do Facebook ou acessar a aba “normas” do site da Revista Espacialidades. As contribuições devem ser enviadas para o endereço de email: espacialidades@gmail.com até o dia 16 de Novembro de 2018.
Obs: a Revista Espacialidades recebe arquivos com temáticas livres em fluxo contínuo.
Confira aqui o volume de Outubro de 2018 da Revista “Espaço, Gênero e Poder”!!!