Chamadas | Revista Ler História – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IU)

Criada em 1983, a Ler História é uma revista académica portuguesa na área científica da História, dedicada principalmente à história de Portugal, do império português e dos países lusófonos, nas épocas moderna e contemporânea. A Ler História inclui também no seu campo de interesses outras cronologias e geografias, como a história ibérica e ibero-americana, a história de África e a história da Ásia, entre outras, sendo particularmente receptiva às abordagens de história comparada, transnacional ou global. A revista dedica, desde sempre, uma especial atenção às questões de natureza historiográfica, incluindo a reflexão teórica e metodológica. Ler História é uma publicação do ISCTE-IUL e publica em português, inglês, espanhol e francês.

A Ler História é uma publicação focada na promoção dos estudos em História e Ciências Sociais, recorrendo a revisores científicos, tendo circulação internacional.

A revista reúne artigos resultantes da pesquisa na área da História e de outras Ciências Sociais. Os artigos submetidos são sujeitos a avaliação rigorosa, contando a revista com um conjunto de autores nacionais e internacionais de referência.

NORMAS DE COLABORAÇÃO

As contribuições devem ser inéditas. A aceitação de artigos publicados previamente em outras línguas que não o português pode, contudo, ser considerada a título excepcional.

Os artigos devem ser entregues em suporte digital, com duas cópias em suporte papel, fazendo referência ao programa de processamento de texto utilizado. A dimensão máxima do artigo deverá ser os 40.000 caracteres.

As notas, numeradas consecutivamente ao longo do artigo, devem ser apresentadas em rodapé. As referências documentais e bibliográficas devem ser referidas igualmente em nota de rodapé, devendo constar todos os elementos necessários que permitam identificar o documento/texto em questão. O número de notas não deverá ultrapassar as 40 notas e a dimensão de cada nota não deverá ultrapassar os 500 caracteres.

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo, com um máximo de 100 palavras, em português, francês e inglês, e de uma selecção de quatro palavras-chave.

Juntamente com o artigo deverá ser enviada uma pequena nota biográfica sobre o seu autor, onde conste a instituição a que pertence, campo/s de interesse/pesquisa, principais e mais recentes publicações.

Os artigos recebidos na redacção são submetidos ao parecer de dois especialistas.

Aos autores será facultada a revisão das provas tipográficas dos seus artigos dentro de um prazo fixado.

A cada autor serão oferecidas 20 separatas do seu artigo.

TODOS OS CONTACTOS DEVEM SER FEITOS PARA:

Revista «Ler História»

Edifício ISCTE
Av. das Forças Armadas
1649-026 LISBOA
PORTUGAL
ler.historia@iscte.pt

Para mais informações acesse o site da Revista Ler História aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s