Eventos | 19º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA (CONIC)

A iniciação científica significa, como sua denominação já anuncia, um processo de aprendizagem no mundo da ciência e da construção de conhecimento científico por meio de investigações sociais projetadas por graduandos, acompanhados e orientados por um pesquisador-orientador de experiência.
Nesse processo de aprendizagem, está sempre em foco a questão do processo de formação profissional que valoriza a pesquisa científica como elemento fundamental para pensar e planejar a sua ação profissional, e como compromisso básico o despertar de vocações para o campo da ciência. A partir desse ponto, é importante destacar o papel das atividades científicas que visam a envolver não só os profissionais da área, mas também os estudantes com valores positivos, estimulando a aprendizagem e o crescimento interior para objetivos nobres.

Objetivo
Apresentar e discutir os resultados de pesquisas e desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, visando uma maior integração e identificação científica com a Instituição Unaerp e outras instituições de ensino e pesquisa do país.

Público-alvo 
Docentes, discentes e pesquisadores da Unaerp, campus Ribeirão Preto e campus Guarujá, bem como discentes e pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa.

19º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA

Com o tema “Ciência, Inclusão e Sustentabilidade”, a Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp abre as inscrições para o 19º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa – CONIC a partir desta segunda-feira, 11 de junho. Os interessados têm até o dia 09 de setembro para se inscrever nas categorias painel ou oral. No ano passado o evento recebeu 761 trabalhos inscritos.

O CONIC é um dos maiores eventos do gênero realizado no interior do Estado de São Paulo e nele são apresentados resultados de pesquisas e desenvolvimento de projetos de investigação científica e inovação tecnológica, visando maior integração e identificação científica entre a Unaerp e outras instituições de ensino e pesquisa do País. O evento é voltado a professores, alunos e pesquisadores de universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

O Congresso,vai premiar os melhores trabalhos científicos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e de Saúde e Ciências Humanas e Sociais com o prêmio “Professora Doutora Elmara Lúcia O. Bonini” para o primeiro lugar no quesito Apresentação de Painel e com o prêmio Chanceler Electro Bonini para o primeiro lugar em Apresentação Oral.

Esse ano o evento será realizado no dia 07 de novembro e é aberto e gratuito a todos os interessados. Para mais informações, ligue na Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu: (16) 3603-6774 / 3603-6832.

NORMAS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 

Para os trabalhos inscritos para a Apresentação Oral é obrigatório, durante o processo de inscrição, anexar um arquivo em formato Microsoft Word ou PDF, do resumo expandido do trabalho, contendo entre 5.000 (cinco mil) e 10.000 (dez mil) caracteres, contemplando: título, autor(es), orientador(es), instituição, curso, palavras-chave (3 palavras), introdução, objetivos, material e métodos, resultados parciais ou totais da pesquisa, discussão, conclusões e bibliografia (de acordo com as normas da ABNT). Não serão aceitos planos de trabalho.

As páginas do arquivo deverão estar configuradas para folha A4, orientação retrato, fonte Time News Roman tamanho 12, espaçamento 1 1/2 (um e meio) e a bibliografia segundo as normas da ABNT.

Os trabalhos inscritos para apresentação oral que não forem aceitos poderão ser, a critério do Comitê Científico, selecionados para apresentação no formato painel, de acordo com as normas vigentes.

O número de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa para seres humanos (CEP), quando a pesquisa envolver seres humanos, ou o número de aprovação pelo Comitê de Ética para Experimentação com animais (CEUA), quando a pesquisa envolver o uso de animais, deverá ser informado.

O envio do resumo e do trabalho expandido pressupõe a aprovação de todos os autores e, portanto, não haverá alterações e/ou correções após o encerramento das inscrições.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO 

Título do trabalho 
Deverá ter no máximo 255 caracteres.

Resumo 
Deverá ter no mínimo 1.000 e no máximo 2.200 caracteres. O conteúdo deverá conter somente texto, abordando introdução, metodologia e principais resultados e conclusões. Os recursos, tais como, gráficos, tabelas, desenhos, caracteres em negrito e/ou itálico, não serão permitidos. Já no painel, a utilização destes recursos é liberada.

Curso 
Informar o curso relacionado com o resumo.

Membros 
É obrigatório informar o nome completo, nome científico e e-mail de cada um dos membros do trabalho (autores, coautores e orientadores). É obrigatório informar pelo menos um autor e um orientador. Para cada um dos membros é opcional o preenchimento dos campos instituição de ensino superior e fomento.

Nome científico 
Informe o nome utilizando a forma abreviada (Exemplo: SILVA, J.; FERREIRA, A. C.). Caso seja um orientador não inclua aqui o departamento/setor e/ou a titulação.

Instituição de ensino superior 
Informe somente a sigla da instituição ao qual pertença (Exemplo: UNAERP, UNAESP, USP). Não inclua o departamento/setor e/ou a titulação do membro.

Fomento (se houver) 
Informe a sigla da(s) agência(s) de fomento que apoiam/apoiaram, com recursos, o trabalho (Exemplo: FAPESP, CNPq).

Observações 
Todos os campos indicados com asterisco (*) tem seu preenchimento obrigatório. O envio do resumo pressupõe-se a aprovação de todos os autores e, portanto, não haverá alterações e/ou correções após o encerramento das inscrições.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PAINEL

Formato e Conteúdo
O painel deve ser confeccionado nas dimensões de 90 cm (largura) por 120 cm (altura) utilizando o Microsoft PowerPoint. O painel deverá ser legível a 1,0 m de distância;
Na parte superior do painel deve conter: título, autores, Instituição dos autores, cursos, agência(s) de fomento (se houver) e palavras-chave;

O trabalho deverá conter: 
Introdução
Com destaque para a relevância do trabalho, justificativa e objetivo(s);

Metodologia
Resumindo as técnicas de coleta, interpretação e análise de dados;

Resultados
Apenas os mais importantes, podendo ser ilustrados com tabelas, gráficos, desenhos e fotografias;

Conclusões
As principais;

Referências Bibliográficas
As principais relacionadas ao assunto;

Importante
A responsabilidade da montagem e retirada dos painéis, durante o evento, é única e exclusivamente dos autores. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao painel, durante todo o tempo da sessão, para responder às questões dos interessados. No certificado de apresentação irá constar o título do trabalho apesentado e os nomes dos autores cadastrados no envio do resumo. Não será permitida a entrega de certificado para terceiro. Não serão emitidos outros certificados além do entregue no evento.

PREMIAÇÃO

Prêmio Chanceler Electro Bonini – 1º Lugar Apresentação Oral
Prêmio Profa. Dra. Elmara Lúcia de Oliveira Bonini – 1º Lugar Apresentação Painel

Para maiores informações e submissões acesse o site do evento aqui. Boa sorte!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s